📜 Poema selecionado

Oh! poetas da minha raça
Meus irmãos na decadência
Sacudi o falso manto de prudência
Cantai comigo uma marcha rubra e triunfal
A luz e a cor
A rubra verdade da verdade do amor

Judith Teixeira

🏳️‍🌈 Sobre

A Biblioteca do QueerIST é uma biblioteca especializada de temática LGBTQI+ que preserva o património do QueerIST e acolhe obras de relevância para a sua comunidade, através da sua coleção permanente e de coleções disponibilizadas por membros e pessoas amigas do QueerIST.

A Biblioteca do QueerIST tem a missão de preservar, divulgar e disseminar obras de temática LGBTQI+ a quem não consiga ter acesso às mesmas, em particular estudantes do Técnico, outras faculdades, jovens e público em geral.

❓ FAQ

Não faço parte do Instituto Superior Técnico, posso requisitar um livro? Sim! Qualquer pessoa pode requisitar obras connosco. Não é necessária inscrição prévia, basta procurar o livro pretendido, carregar no botão 'Pedir esta obra' e preencher o formulário.

Posso levantar e devolver o livro fora do Técnico? Sim! Temos parcerias com coletivos para poderes levantar e devolver na FCUL, na FFUL e no campus principal do Politécnico de Leiria.

Como funciona em tempo de pandemia? Será feita uma marcação para o livro ser entregue a ti num espaço ao ar livre, e a devolução será igualmente por marcação.

Como posso ajudar-vos? Podes divulgar a nossa existência a pessoas que conheças, ceder livros teus à nossa coleção (que continuam a ser teus!) ou doar-nos livros. Lê mais detalhes abaixo.

Fazem serviço de requisições interbibliotecárias? Sim! Envia-nos um email para requisitar livros que não temos na coleção, ou para pedir livros nossos para a tua biblioteca. Lê mais detalhes abaixo.

Para aprender como ler livros online, veja o nosso tutorial

📧 Contactos e 🕒 Horário

QueerIST - secção autónoma da AEIST
Assoc. Est. Instituto Superior Técnico
Av. Rovisco Pais 1
1049-001 Lisboa
Portugal

Geral: queerist.sa a-rro_ba aeist.pt

Biblioteca: biblioteca.armarioa-rro_ba sapo.pt

FacebookInstagram

🤝Cooperação Externa

A Biblioteca do QueerIST, seguindo o princípio de solidariedade e colaboração mútua, coloca-se à disposição de outros colectivos, escolas e bibliotecas para responder a solicitações à distância das obras na sua coleção, quer para requisições pontuais ou para acordos de parceria mais estruturados.

Requisição interbibliotecária pontual: Se a vossa biblioteca, escola ou colectivo pretender requisitar uma obra da coleção para uma pessoa da sua esfera de influência, por favor preencha o seguinte formulário: https://forms.gle/9iqi4ndAPvCHqn1h8

Parcerias: Se o vosso colectivo quiser integrar o nosso acordo de colaboração para partilha de obras à distância, por favor contacte-nos pelo e-mail indicado nos 'Contactos' acima.

❓ Ajuda: 📚 Usar o catálogo

Para usar o catálogo, podes usar a funcionalidade de pesquisa de texto ou a navegação por etiquetas (tags)

A navegação por etiquetas permite que encontres obras relacionadas com diversas temáticas e assuntos. Podes navegar pelas categorias através das etiquetas que estão listadas na página principal, ou nas etiquetas relacionadas (tags) que aparecem na página de detalhes do livro. Estas etiquetas incluem tópicos que podem despoletar reações sensíveis, essas podem ser úteis tanto para quem queira evitar essas obras, como quem se identifique com a experiência das mesmas e esteja interessado nestas.

Criar lista personalizada

Poderás fazer uma listagem de obras em que estejas interessade e que ficará guardada temporariamente, navegando para a página de detalhe de cada obra e clicando na estrela ☆ debaixo da capa. A listagem estará disponível clicando na estrela do canto superior direito da página, onde poderás pedir cada livro individualmente.

Nota: Na classificação das obras por temáticas queer, não se pretende colocar uma etiqueta nas pessoas retratadas nas obras. As obras são categorizadas com base nos temas e experiências que retratam, tal que possam ser comuns ou semelhantes às pessoas que se identificam com essa etiqueta, sendo que uma obra pode ter todas as temáticas queer que sejam vagamente relevantes.

❓ Ajuda: 🙏 Como pedir obras à Biblioteca

Pedidos de obras na coleção: Para solicitar uma das obras disponíveis na Biblioteca do QueerIST, basta navegar para a entrada correspondente no catálogo, clicar no botão 'Pedir' e submeter o formulário indicado, onde poderás indicar qual a faculdade mais perto de ti.

Pedidos de obras fora da coleção: A Biblioteca do QueerIST poderá ajudar-te a requisitar uma obra que não consigas encontrar na nossa coleção. Para isso, iremos procurar noutras bibliotecas e solicitar o seu empréstimo. Para solicitar este serviço, contacta-nos ou pergunta à pessoa bibliotecária no atendimento presencial.

Para pessoas longe do Instituto Superior Técnico: Poderás fazer o teu pedido através de um colectivo parceiro, como um núcleo LGBTQI+ da tua universidade, ou uma biblioteca local. O QueerIST aceita requisições à distância com recurso a empréstimo interbibliotecário de quaisquer instituições interessadas. Para mais detalhes, consulta 'Cooperação Externa' abaixo.

❓ Ajuda: 🤲 Como ceder obras à Biblioteca

A Biblioteca do QueerIST acolhe obras privadas de temática LGBTQI+ dos seus membros e pessoas amigas, para disponibilizá-las ao serviço de toda a comunidade. Ao cederes a tua obra, esta continua a ser tua propriedade e poderás reavê-la quando queiras, a não ser que optes explicitamente por doá-la.

Para cederes a tua obra, preenche o seguinte formulário: https://forms.gle/PVNUVchzaGS9ZzkV9

Poderás alternativamente enviar uma listagem completa das obras para o nosso email indicado em 'Contactos' acima.

Apoios e Mecenato: A equipa de curadoria da Biblioteca possui uma listagem pronta de obras que necessitam de apoio para aquisição de forma a completar a coleção, e também está aberta a outras propostas fora dessa listagem ou noutros moldes desde que se enquadrem na temática queer e nos seus objectivos. Por favor envie um e-mail para o endereço listado em 'Contactos' acima com a sua proposta de apoio.

powered by TinyCat from LibraryThing
Page: 0.1701 seconds